Os habitantes de Ten-Towns As pessoas que habitam em Icewind Dale são duros e inflexíveis como a terra que eles chamam de lar. Só os fortes sobrevivem por muito tempo nestas terras desoladas do norte e a gente de Tem-Towns são bem forte. Tem-Towns ganhou uma reputação como uns lugares onde marginalizados e fugitivos podem ir para encontrar tolerância, se não aceitação – contanto que eles fazem seu próprio negócio e não trazem nenhum problema com eles.
Esta região foi estabelecida originalmente por aqueles que estavam em busca de ossos de peixe especial que viveu nesta área, mais somente dentro dos lagos congelados de Icewind Dale. Os primeiros colonos criaram nove pequenos povoados em as margens desses lagos. Inicialmente, essas pequenas cidades não tinham nada a ver uns com os outros, mas quando se tornou claro que colaboração entre si traria muitas vantagens e uma melhor chance de sobrevivência, a décima cidade, Bryn Shander, foi fundada como um refúgio e centro comercial.
Icewind Dale é também o lar de tribos bárbaras Reghed, que vivem nestes locais para gerações. Muitas vezes, o relacionamento entre as pessoas de Ten-Towns e os tribos Reghed eram hostis, mas também houve épocas da paz quando esses dois povos negociaram e conviveram e muitos habitantes de Ten-Towns tem sangre de Reghed nas veias.
Os habitantes de Ten-Towns são muito orgulhosos e ciosos de seus direitos. A rivalidade entre as várias cidades e feudos é comum como cada comunidade tem de obter mais recursos, mas os habitantes de Tem-Towns já demonstraram no passado são capazes de cooperar e juntar forças para derrotar um perigo comum.
Recentemente, um novo recurso, o misterioso Gelo Negro, apareceu em Icewind Dale. Os habitantes de Ten-Towns acreditam que se você possa obter um bom lucro com este recurso, deve ser por aqueles que viveram por muito tempo em Icewind Dale.